Baseado na obra de Machado de Assis – “Dom Casmurro” – “DOM” relata a história um triângulo amoroso envolvendo Bentos (Marcos Palmeira), Ana (Maria Fernanda Cândido) e Miguel (Bruno Garcia), além disso, é um filme introspectivo, instigante e vai ao mais fundo do psicológico. O filme demora em começar e quando começa, demora para acabar, fazendo com que, a atenção em pequenos detalhes seja objetivo principal do espectador.
Bento pode rever o seu amor de infância, Ana, através do seu amigo Miguel. A paixão é máxima e instantânea. Nada mais natural. A candura da Maria Fernanda Cândido toma proporções épicas quando a vemos na telona. Pouco tempo mais tarde Bento e Ana decidem se casar. Inicialmente ela abre mão do seu trabalho, muda-se para São Paulo, onde Bento trabalha como engenheiro. Porém, os ciúmes doentios que Bento nutre por Ana passam a atrapalhar a vida de ambos. Ele narcisicamente não consegue abandonar a idéia de que seu melhor amigo, Miguel esteja tendo um caso com a sua esposa, Capitu, ops!...Ana.
Por fim, esse é o debate que tomou e toma conta dos cadernos culturais dos grandes jornais brasileiros, ficando a dúvida de que Capitu de fato traiu Bento, ou não. Moacyr Goes tem o mérito de arrancar de Maria Fernanda Cândido uma atuação exuberante. O seu roteiro que teve a colaboração de alguns intelectuais (vide nos créditos finais do filme) é que pecou pela previsibilidade.
A sua opção foi por uma leitura livre do romance de Machado de Assis, Moacyr Góes deveria ter optado por caminhos menos “lugar-comum”, aquele final que praticamente todos já têm à mente. Quando qualquer indivíduo tem pela frente uma Ana tal como a retratada em "DOM", sabe que vai descer ao inferno.
---
Produção Direção: Moacyr Góes
Roteiro: Moacyr Góes Ano: 2003
Duração: 91 min
Gênero: Drama
Idioma original: Português
Elenco:
- Marcos Palmeira
- Maria Fernanda Cândido
- Bruno Garcia
- Luciana Braga
- Malu Galli
- Leon Goes
- Tonie Vermut
- Isabela Coimbra
- Cláudia Ventura
- Walter Rosa
- Nilvan Santos
- Gustavo Ottoni
- Ivan Gradin
- Ana Abott
- Isa Shering
- Sabrina Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário