quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Dilma x Serra (em números regionais)
"Serra só bate Dilma em bolsões mais ricos do país, indica o IBOPE"
O IBOPE costuma dividir o Brasil em 255 áreas. Na maioria, agrega municípios próximos. Nas grandes cidades opta por dividí-las em regiões homogêneas. É um quadro mais preciso da sucessão presidencial do que a simples divisão estadual.
- Perceba no Mapa:
01. Em estados liderados pela candidata petista, há bolsões de apoio à Serra, quase sempre nas regiões mais ricas.
02. Mesmo em São Paulo, onde o atual governo é regido pelo tucano e o índice de rejeição ao PT é mais alto (embora o partido tenha sido criado no ABC paulista), Serra não sai em vantagem.
03. As áreas vermelhas indicam que Dilma tem, pelo menos, cinco pontos percentuais a frente do concorrente.
04. Serra bate Dilma em 20 áreas, em 15 há empate técnico. Dilma, contudo, tem 220 regiões a seu favor.
05. Mais da metade dos bolsões de Serra estão em: São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte (em grande parte, nos bairros mais ricos das capitais - em São Paulo, por exemplo, Serra leva vantagens em bairros como Higienópolis e Bela Vista).
06. Como se vê na maioria das metrópoles brasileiras, a periferia é mais pobre que o centro. É ai que o apoio aos petistas se faz mais intenso.
07. Nas regiões Norte e Nordeste, o apoio é quase total à Dilma, independente de classe social. O que indica o fator dimensão geográfica, é preponderante na corrida pelo planalto.
08. No que diz respeito à Brasília, Dilma leva vantagem, inclusive, na área do plano piloto da cidade.
09. Em regiões determinadas, a vantagem do PT chega de 10 a 20 para 1, segundo o IBOPE.
10. Dilma supera Serra em para regiões do Sul e Sudeste em que, anteriormente, havia clara predominância de votos em candidatos tucanos, no primeiro turno.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário